10 de dez. de 2009

White Collar - 1x07 - Free Fall

Finalmente um episódio out of the box vindo de White Collar que além de corroborar uma de minhas suspeitas, ainda conseguiu trazer mais perguntas para continuarmos com as especulações e mistérios da trama principal; e talvez isso venha a elevar o calibre da série. Todo este episódio voltado à possível e suposta traição de Neal foi um excelente mascaramento para a passagem final, na qual tivemos a revelação do verdadeiro responsável pelo desaparecimento de Kate.

Em Free Fall tudo aparentava muito calmo até que Peter recebeu uma ligação sobre o assalto de uma jóia rara em uma loja de grife. Até aí tudo aparentava um típico episódio de White Collar, mas a interferência da ORP (um tipo de Corregedoria) fez com que Neal levasse toda a culpa pelo roubo e transformasse o episódio em um daqueles que se tornam referência quando vamos indicar o programa a um amigo. Mesmo com todos nós espectadores defendendo Caffrey, ele ainda foi preso; até o Peter ficou relutante em acreditar que seu parceiro havia lhe traído. Quanto a mim, sou 100% Caffrey e estarei com ele em qualquer decisão que ele tomar, seja para o lado do bem ou do mal; o cara conseguiu me cativar mesmo.

Como já esperávamos, Caffrey bolou um plano estranho mas funcional e conseguiu escapar de sua prisão; e tudo isso com a ajuda do agente do FBI, perito, amigo, advogado e investigar Mozz (nunca vi ninguém acumular tantas funções). Me divirto muito com todas as cenas do Mozzie e não me esquecerei tão cedo dele empolgado com o filme no episódio passado.

Mas voltando a este episódio, Fowler foi um FDP com todas as letras (e não abreviado); exatamente o tipo de pessoa que não suporto. Criou uma situação para que ele mesmo fosse o herói no fim de tudo, sendo que ele foi o elemento causador do problema. Mas ao menos me senti satisfeito com a cortada que o chefe de Peter deu para o ORP quando o próprio revelou não se sentir confortável com Peter caçando Caffrey: “Não ligo se gosta ou não; Burke conhece Caffrey melhor que todos”.

Esta frase não só foi ótima para colocar Fowler em seu quadrado, mas também serve para começarmos a grande discussão a respeito da maior bomba já solta na série. Como eu suspeitava, Peter já sabia do paradeiro de Kate este tempo todo e vem escondendo isso de Caffrey; não seria isso um tipo de traição também? O pior de tudo é que por mais que eu me esforce, acho difícil de acreditar que o personagem possa vir a ser uma raposa em pele de cordeiro, se bem que seria excelente ver que Peter é um indivíduo dissimulado e perturbado; ficaria mais do que contente se isso acontecesse.

O que me deixa revoltado é como Peter pôde ficar tão chateado com a suposta traição do parceiro quando é ele o verdadeiro mentiroso de toda a história; ainda que haja a possibilidade dele estar fazendo tudo isso para o bem de Neal.

Só sei que por mais que eu já esperasse essa revelação, meu queixo ficou caído e eu fiquei muito feliz por não terem escolhido uma pessoa nada a ver. De repente posso até começar a acreditar mais em Peter e que ele é sim o agente fodão que todo o FBI o considera.

A grande pergunta é: quais as intenções de Burke com Caffrey? Por que Kate está envolvida nos planos de Peter? Como Neal reagirá ao descobrir a verdade? Será que Mozz não descobrirá alguma informação que o guiará à verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário