28 de out. de 2009

Heroes - 4x04 - Acceptance



Talvez o que todos precisemos no momento seja aceitar que o roteiro não é o foco da estória.


Isso já ficou claro para muita gente e em Acceptance isso fica mais evidente. O episódio todo foi apenas para nos mostrar como todos estão lidando com os rumos que deram às suas vidas; no fim, por mais que eu tentasse, não consegui realizar nenhuma reflexão com o tão forçado “Deve-se lembrar de quem era, para saber quem quer ser”. A mensagem foi bonita, mas ficar jogando-a na cara dos telespectadores pode não ser a melhor estratégia dos roteiristas.

Hiro finalmente aceitou seu destino e decidi compartilhar com sua irmã toda a verdade a respeito de seus poderes; sua atuação durante todas as tentativas para salvar Tadashi foi mais uma vez caricatural e não convenceu em momento algum; nem mesmo o choro ao lado de sua irmã. Logo de cara imaginei que Tadashi estava mentindo e que o real motivo para seu suicídio estava em sua paixão secreta pela irmã de Hiro; esta seria a saída mais justa e até que gostei de não ter sido usada, pois já foi mostrado, exaustivamente, que as mudanças feitas por Hiro no passado, interferem sempre no presente. Ponto positivo na decisão e ainda assim não conseguiram obter hesito na escolha alternativa: a relfexão.

Como se não bastasse toda a reflexão do Hiro, ainda tivemos Claire incentivando o pai a iniciar sua vida do zero; Tracy percebendo que sua vida não pode ser a mesma após ter descoberto que possui poderes; e mamãe Petrelli ainda tentando colocar em sua cabeça que seu filho Nathan está vivo.

A maioria das pessoas que assiste Heroes crucifica esta storyline do Nathan, mas confesso que a vejo como a única reflexão coerente; Noah nunca teve problemas em aceitar suas qualidades como agente secreto; e Tracy foi estúpida em pensar que sua vida seria a mesma (ainda acredito que Nikki/Jessica estariam fazendo mais sucesso se estivessem vivas).

Acceptance veio para nos mostrar, mais uma vez (não se cansam?), que o roteiro deixou de ser o foco da série; são erros de continuidade grotescos e estórias que fazem qualquer fã ficar perdido. Ao menos podemos afirmar que Heroes está um pouco mais maduro nos temas que escolhe tratar; só precisa aprender a abordá-los melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário