25 de jan. de 2010

Modern Family - 1x13 - Fifteen Percent

4694875ca74c5f72c41132ca9cd13ed9[1]

“Se as pessoas mudam? Diria que sim.” (Phill). “Percebe que está provando o oposto do que disse?” (Claire).

Sem demagogia, Modern Family trabalha com verdades por meio de uma abordagem cômica que vem funcionando maravilhosamente bem e representa com perfeição os tipos de pessoas que somos. Seja com Phill representando àqueles que não amadurecem nunca ou mesmo com Claire que acredita ser a reencarnação da maturidade e inteligência em pessoa. Todos somos falhos e podemos melhorar, mas precisamos primeiramente identificar nossos erros.

“[…] Porque me importo com as pessoas. Porque quero ajudá-las a mudar suas vidas[…]” (Glória)

É com afirmações deste tipo que podemos tentar mudar algo em nós mesmos.

Ainda que ansiemos pelo amadurecimento dos personagens, fazer isso prematuramente seria um erro na série, mas acredito que, levando em consideração o brilhantismo com que o programa vem sendo conduzido, os roteiristas não cairiam na besteira de mudar as personalidades insanas de cada personagem que aprendemos a adorar. A intenção aqui foi única: revelar os defeitos que cada um possui e possíveis soluções que possam contribuir na mudança do indivíduo.

Felizmente continuaremos a ver um Jay lidando mal com seu “gaydar” e da mesma forma veremos Glória tentando ser solícita e prestativa a todo tempo com todos ao mesmo tempo em que tenta proteger Manny de seus absurdos ideais e comportamentos excessivamente maduros.

Mas se para alguns essas mudanças são positivas, para outros nem tanto. São raras as vezes, mas vermos Phill sendo melhor valorizado que Claire são momentos para se extasiar de tanta diversão. Vê-lo cantando uma canção de ninar para ela decorar como alterar o termostato foi a meca da criatividade dos roteiristas.

Questionamentos antes vistos como filosofia, tornam-se material rico semana após semana. E nós expectadores, agradecemos imensamente pelo trabalho esplendoroso que vem sendo realizado. Não nos importamos que Modern Family não tenha ganhado o disputado Globo de Ouro, já que lá no fundo, o mundo sabe sem sombra de dúvidas que o programa foi a melhor série cômica desta temporada.

* Estou com saudades de Barkley!

Nenhum comentário:

Postar um comentário