14 de jan. de 2010

Modern Family - 1x10 - Undeck the Halls

São raras as vezes que não adoro episódios com temas em datas comemorativas, e no caso de Modern Family acredito que seja unânime a opinião de que a série consegue se mostrar eficaz e convincente em todos os seus momentos. Me identifiquei demais com este 10º presente vindo da série e não há como eu negar que agora finalmente uma série cômica conquistou minha atenção.

Eu não sei nem por onde começar quando quero falar sobre as tramas individuais de um personagem, já que os blocos são separados mais pela família e não os indivíduos. Na dúvida, iniciarei pelos Dunphy.

Phil mais uma vez mostrou seu excelente potencial em não agir como pai e tomou uma decisão que não afetava só as crianças e sim toda a família, até ele mesmo (pois acredito que ele é o que mais espera o ano todo para as datas comemorativas, nas quais agir como criança é natural e não bizarro, como em seu caso).

Não posso negar, também, que é Phill o meu personagem favorito, pois sua cara de sonso já me faz soltar gargalhadas, ainda que ele não pronuncie uma letra.

Confesso que tenho muita dó de sua esposa por ter de aguentar a falta de maturidade do marido e a forma impensada e irracional que muitas vezes Phill escolhe para agir como pai que tem que cumprir o papel de educador em casa.

Já na família alternativa, tenho que confessar que o ponto forte foi único e exclusivamente o papai noel magro que o tempo todo sabia da traição do casal, mais especificamente o ruivinho estressado que sempre procura algo para se irritar; tento entender como Cam consegue suportar a chatice de seu marido.

As caras de bocas do casal são divertidíssimas e dispensam qualquer elogio que eu possa citar.

Por fim, Jay e Manny disputam as tradições de suas respectivas nações, tentando fazer com que a cultura de um país prevaleça sobre a outra. A trama desta família muito me lembrou de The OC e o Christimakka de Seth na família Cohen. Demorará muito até que alguém consiga repetir o nível de episódios natalinos da série da High Society.

Sou fã inegável de tradições, daqueles que usa vermelho no natal, enriquece os correios enviando postais aos amigos, esconde ovos de páscoa pela casa, assiste um filme de terror em uma sala decorada no tema envolvente de uma Sexta-Feira 13, etc. Talvez por adorar todas estas frescurices (na opinião de alguns), o episódio tenha me levado à loucura.

A verdade é que o cômico de Modern Family está nos simples gestos, feições e olhares entre os personagens e é por isso que o programa merece qualquer prêmio e elogio que recebeu e continuará recebendo ao longo de sua existência. Não é necessário um playback com palmas ou risadas para sinalizar ao espectador que é o momento para alguma reação. Tudo acontece de forma espontânea e magicamente encantadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário