11 de nov. de 2009

Castle - 2x07 - Famous Last Word

Desde sua estréia, o foco nos personagens se mostrou uma aposta certeira na série e em Famous Last Word ficou ainda mais evidente que é exatamente esta fórmula que tem mantido os números do show na audiência, permitindo que aos poucos o programa possa se desenvolver ao ponto de trabalhar casos mais complexos e menos evidentes.

Se na semana passada tivemos uma abordagem mais dark com os vampiros, nesta tivemos um início bem light e divertido, mostrando a versatilidade de Rick Castle no comando do Guitar Hero, com direito a dancinha “momento vergonha alheia” e o clássico Dancing With Myself (Billy Idol). O personagem de Nathan Fillion lhe caiu como uma luva, fazendo com que seja impossível não rir com o ator quando se coloca em situações vergonhosas como a da abertura deste episódio. Molly C. Quinn no papel de Alexis (filha de Castle) é outra atriz que vem ganhando bastante destaque, ainda mais nesta segunda temporada.

Na trama do episódio temos o assassinato de Hayley Blue, uma estrela do rock que se envolveu no mundo das drogas, abandonou sua banda, conheceu um casal de produtores que a colocou na reabilitação e posteriormente em uma carreira solo. A estória é bem clichê e retrata bem como anda o mercado fonográfico nos tempos atuais. O caso em si não foi tão interessante já que deu voltas desnecessárias para simplesmente retornar ao suspeito mais óbvio para aqueles acostumados a este tipo de trama. Além desta abordagem já ter sido exaustivamente usada, o assassino era o típico mocinho com complexo de herói que ultrapassou os limites com sua protegida abusando da garota. Poderia ser mais clichê?

O que realmente fez de Famous Last Word um grande episódio para os fãs da série foi a evolução dos personagens, a química crescente e a capacidade de ainda nos impressionar com atuações de expressão forte e emocionante. Alexis, como eu já disse ganhou mais espaço e se mostrou a chave para a solução do mistério da semana; a garota era fã incondicional da vítima e sua proximidade com o histórico da cantora guiou toda a investigação de Becket ao longo do episódio.

Becket (Stana Katic) me impressionou demais neste episódio no momento em que abordou o ex-guitarrista da banda de Hayley; seu desespero e eficiência em salvar Sky (irmã da vítima) nos garantiu uma atuação de segundos, mas que ficará em minha mente um bom tempo. Digo isso porque a atriz sempre se mostra eficiente, engraçada e durona, mas nesta passagem em particular ela pareceu ganhar uma força maior.

Quanto a Castle só posso dizer que se alguém ainda duvidar de sua capacidade em solucionar os casos, esta pessoa só pode ser cega ou então tem um déficit de compreensão, porque durante todo o episódio foi ele o responsável por ligar as peças do quebra-cabeça. Sempre que as pistas acabavam Alexis dizia algo que guiava o escritor a compreender melhor o que estava acontecendo. Não podemos dar o mérito para Alexis, pois seus comentários não tinham a intenção de encontrar o assassino e muito menos podemos dar o mérito a Becket e seus detetives já que tudo o que ela precisou fazer foi escutar as idéias de seu parceiro.

Podem criticar o quanto quiserem; a série continua potente, engraçada e vem evoluindo cada vez mais, o que já é um grande ponto positivo considerando que o mercado neste ramo anda meio competitivo (veja como exemplo White Collar que vem tentando usar um pouco da fórmula de Castle para garantir seu sucesso na telinha).

O que vocês acharam de Famous Last Word? Será que assim como eu se apaixonaram pela trilha sonora do episódio? Juro que pesquisei muito para encontrar a música e anexá-la aqui, mas depois de uma hora me conformei em escutá-la somente na série. O que vocês estão achando da evolução e da química dos personagens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário