2 de dez. de 2009

The Good Wife - 1x09 - Treesome

O episódio serviu para calar aqueles que criticaram a fórmula da série. Alicia Florrick teve a chance de conhecer a doce filha de Jonas Stern há dois episódios atrás, e agora tem a infelicidade de conhecê-lo em pessoa. Em meio a difícil e torturante tarefa de representar seu chefe, Alicia ainda tem de enfrentar olhares maldosos à sua pessoa, os quais tiveram origem devido à entrevista da suposta prostituta que Peter contratou.

Na abordagem jurídica, Treesome nos apresentou, finalmente, Jonas Stern; um homem completamente diferente do que qualquer espectador pudesse imaginar. A forma com que Will vinha falando sobre seu sócio nos fazia idealizar um homem de terno, com certa idade e bastante sisudo. Para a surpresa de muitos, creio eu, Stern é um advogado bastante moderno e a princípio mostrou-se até como um incorrigível indelinquente.

A verdade é que Jonas foi recentemente diagnosticado com Esclerose e seu medicamento foi o responsável pelo acidente de carro. A atitude de Stern manter sua defesa sem o uso desta informação foi bastante corajosa e permitiu que, mais uma vez, Alicia mostrasse seu verdadeiro potencial e poder de improvisação, dando um show de profissionalismo. A mulher realmente causa impacto por onde passa e cada vez mais se mostra uma pessoa muito eficaz em qualquer área de atuação; no tribunal ela é capaz de impor respeito até mesmo sobre seu chefe, e em situações particulares, como mãe e esposa, Alicia tem de encontrar um equilíbrio para não enlouquecer ao ter que criar seus dois filhos pró-ativos e defender-se dos estilhaços advindos do escândalo em seu casamento.

E diferente dos episódios anteriores, Treesome teve um grande foco na vida particular de nossa protagonista. A associada júnior nem desconfiava os motivos de seu dia tão estranho, e se não fosse por Courtney, poderia ter sofrido sem nem ao menos saber porquê. A atitude de Courtney foi louvável e mesmo que por poucos segundos em tela, pôde justificar sua adição ao elenco de apoio. Confesso que não conseguiria ter forças para aguentar o que Alicia vem enfrentando com todo este escândalo envolvendo a suposta traição de Peter. Mas há algo que terei de mudar em meus comentários daqui para frente; a traição de Peter não é mais uma suposição e sim um fato, já que o próprio advogado dele avisou Amber Madison (a prostituta) que Peter não hesitará em revelar algumas informações que colocarão a garota em maus lençóis.

Dito isso, poderíamos acreditar que Peter foi sim um marido covarde, mas sua posição em defender sua família com unhas e dentes e a declaração de Stern de que tudo não passara de uma armadilha, nos coloca em dúvida sobre seu rótulo de promotor corrupto. Aliás, essa revelação de Jonas virou por completo o jogo, pois coloca as crenças de Alicia do outro lado do tabuleiro; ela aparentemente perdoa seu marido e o visita, dando-lhe um beijo romanticamente lindo.

A dúvida aqui é se Alicia perdoou Peter por entender que ele nunca a traiu (o que não é verdade), ou ela o perdoou por saber que ele não foi o responsável por toda a corrupção de que é acusado? De um jeito ou de outro, fica evidente que o posicionamento da advogada, mãe e esposa, mudará radicalmente em relação ao marido.

Ademais, é importante citarmos mais uma vez a sutileza de Kalinda ao se oferecer para lidar com a tal prostituta; o desesperado desejo de Will em tirar Stern da firma, o contínuo envolvimento de Zack e sua irmã nos escândalos da família; a descoberta (de Jackie) da pasta com as fotos de Peter com outra mulher e a brilhante interpretação de Julianna Margulies ao pedir que Peter desse fim às ligações de Amber.

Não há como explicar em outras palavras; The Good Wife é uma série mais do que excelente, com elementos bem explorados, uma fluidez e química maravilhosas entre os personagens e uma protagonista que desde o princípio da série foi capaz de absorver toda a personalidade de uma Alicia Florrick forte e batalhadora com cicatrizes profundas de uma vida sofrível ao lado de um marido misteriosamente perturbador.

Como sempre, lanço sempre as perguntas para uma discussão: quem está por trás do golpe que colocou Peter atrás das grades? (posso estar louco, mas há 3 episódios venho suspeitando da boa índole de Will). Qual será o destino do escritório agora que Stern prometeu acabar com ela? (acho muito imaturo uma crise interna da firma, assim como foi na finada Eli Stone). Qual será o próximo passo de Zack para identificar o misterioso fotógrafo do episódio anterior? Alicia será capaz de manter sua promessa quanto à doença de Stern?

Um comentário:

  1. estou adorando the goody wife, principalmente este ultimo episódio porque vem de encontro ao meu pensamento de que o promotor Peter não é tão culpado como parece. E tem mais para mim foi o Will quem armou pra cima do Peter

    ResponderExcluir